Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

O CILIFO, projeto que combate os incêndios florestais, é o vencedor dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (EEPA)

Na terça-feira, 16 de Novembro de 2021, teve lugar em Portoroz, Eslovénia, a final europeia dos prémios EEPA e o prémio foi atribuído ao projeto Interreg CILIFO acerca o combate e prevenção dos incêndios florestais.

  • O projeto CILIFO ganha reconhecimento europeu, por implementar o primeiro acelerador/incubador do mundo centrado nos incêndios florestais, chamado ‘Firefighting Open Innovation Lab’.
  • A Fundação Finnova recebeu o prémio em Portoroz, Eslovénia.
  • Durante a cerimónia, a Fundação Finnova anunciou o seu compromisso de criar empregos verdes através do alargamento dos centros de inovação aos fundos europeus em África, América Latina e outras regiões da Europa (Mediterrâneo, Atlântico, Macaronésia, Danúbio Báltico, Adriático e Europa Central).

17/11/2021

A Comissão Europeia, em associação com o Comité das Regiões, reconheceu o projeto CILIFO,como vencedor na categoria 4: Apoio à Internacionalização das empresa dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (EEPA). Um projeto financiado pela Interreg e coordenado pela Junta de Andalucía, juntamente com o co-organizador, a Fundação Finnova.

Finnova esteve também presente na recente COP26 em Glasgow, a 8 de Novembro, num evento presencial e virtual, na companhia de Helmholtz Climate Initiative and Forestry Division da FAO. O tema da sessão foi a desflorestação e combate a incêndios intitulada Forest ecosystems trends and innovation: satellite observation, simulations, and firefighting. Também contou-se com a participação do Ministro da Transição Ecológica, Luta contra as Alterações Climáticas e Planeamento Territorial do Governo Regional das Ilhas Canárias, José Antonio Valbuena.

A proposta do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO) apresentada pelo parceiro do projeto Finnova, através do  Firefighting Open Innovation Lab – CILIFO, permitiu a obtenção deste prémio pela Direção Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PMEs (DG GROW) da Comissão Europeia.

A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no âmbito da Assembleia Anual da Semana Europeia das PMEs que teve lugar de 15 a 17 de Novembro, em Portoroz durante a presidência Eslovena do Conselho da União Europeia. A Assembleia Anual das Pequenas e Médias Empresas é o evento mais importante para as PMEs de toda a Europa.

Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno, e Zdravko Počivalšek, Ministro do Desenvolvimento Económico e Tecnologia da República da Eslovénia lideraram a abertura da «Assembleia das PMEs de 2021«. Também esteve presente Thomas Wobben, Diretor das Matérias Legislativas do Comité Europeu das Regiões, representando a instituição que conferiu os prestigiados prémios europeus.

Apoio e reconhecimento do empreendedorismo na União Europeia

Com um total de 6 categorias, os prestigiados Prémios Europeus de Promoção Empresarial (EEPA) no evento de gala European Entreprise Promotion and Small and Mid-Caps Award celebram a sua 15ª edição este ano. Reconhecem e premeiam as iniciativas que excecionalmente apoiam o espírito empresarial, fomentam o empreendedorismo, e sensibilizam para o papel inovador que todas as start-ups, PMEs e empresas, coletivamente, desempenham dentro do tecido social europeu.

Raúl Blanco, Secretaria Geral da Indústria e das Pequenas e Médias Empresas do Governo Espanhol, foi quem informou ao consórcio que o CILIFO foi o vencedor nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (EEPA) dentro da 4ª categoria: «Apoio à internacionalização das empresas». Além disso, o projeto sempre contou com o apoio da União Europeia e especificamente do deputado de Sevilha do Parlamento Europeu, Juan Ignacio Zoido.

A recuperação económica verde e sustentável

Como Juan Manuel Revuelta, CEO da Fundação Finnova, mencionou durante o seu discurso na cerimónia: estamos a assistir ao maior pacote de estímulos de sempre, não apenas a nível europeu, mas a nível mundial. No período 2021-2027, a UE será dotada de um orçamento económico que é 12 vezes superior ao Plano Marshall, para a recuperação após a pandemia da COVID-19 através do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) e dos fundos de recuperação da NextGenerationEU.

Estes fundos destinam-se não só à recuperação económica, mas também a alcançá-la de uma forma sustentável. Por todas estas razões, o projeto CILIFO coordenado pela Junta de Andalucía em conjunto com a Fundação Finnova, expôs neste ato oficial o seu objetivo de conseguir um aumento do orçamento de modo a ser diretamente proporcional no domínio da gestão florestal e da recuperação de incêndios florestais, para continuar o seu trabalho de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Com o reconhecimento internacional deste projeto financiado pelo Programa Interreg POCTEP Espanha – Portugal 2014 – 2020 com 24,6 milhões de euros, o maior orçamento no domínio da prevenção e extinção de incêndios florestais na União Europeia. É liderado pela Junta de Andalucía, Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible e destaca a importância destes fundos europeus na recuperação económica e social.

Sob a égide do CILIFO, estendendo as suas boas práticas a Castela e Leão, Galiza, Extremadura e Portugal Continental, foi enquadrado outro projeto da Junta da Andaluzia, financiado com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Um projeto que procura reforçar os sistemas transfronteiriços de prevenção e extinção de incêndios florestais e a melhoria dos recursos para a geração de emprego rural pós-Covid-19. Denominado FIREPOCTEP, dispõe de 5,6 milhões de euros e é impulsionado pelo Programa de Cooperação Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014 – 2020, financiado a 75%.

Premiado o primeiro acelerador do mundo na gestão florestal

A Fundação Finnova, parceira do CILIFO, que participou na cerimónia para receber o prémio, tem vindo a implementar a metodologia de inovação aberta Startup Europe Accelerator há mais de 10 anos. Neste sentido, a parceria público-privada com a Junta da Andaluzia que criou o Firefighting Open Innovation Lab – CILIFO é notável por ser o primeiro acelerador/incubador do mundo, centrado na prevenção e extinção de incêndios florestais, adaptação e mitigação das alterações climáticas.

O projeto conta atualmente com entidades, aplicáveis nos Programas LIFE no seio da União Europeia, com 32 entidades aceleradas a nível europeu e duas a nível intercontinental (México e Brasil). A fim de contribuir para a transferência de conhecimento, o Firefighting Open Innovation Lab – CILIFO coloca à disposição um Catálogo de Soluções Inovadoras que apresenta até 24 empresas aceleradas com as suas tecnologias.

O director geral da Fundação Finnova, Juan Manuel Revuelta, encorajou no seu discurso no evento a apresentar projetos, utilizando uma rede de centros de inovação em gestão florestal, combate aos incêndios e prevenção das alterações climáticas com financiamento da União Europeia. Na cerimónia, a Fundação Finnova anunciou o seu compromisso de criar empregos verdes através do aumento dos centros de inovação com fundos europeus em África, América Latina e em regiões da Europa (Mediterrâneo, Atlântico, Macaronésia, Báltico, áreas do Danúbio e Europa Central e Adriática) através dos fundos Interreg, Life, Horizon e Euroclima.

Sobre a Fundação Finnova (www.finnova.eu)

A Finnova é uma fundação que trabalha para promover e desenvolver a inovação e o espírito empresarial. É uma fundação europeia com sede em Bruxelas e Espanha, cujos objetivos são promover a cooperação público-privada através da inovação para enfrentar desafios sociais como o emprego, a formação, o empreendedorismo, os ODS das Nações Unidas, a economia circular, etc. Finnova organiza os Prémios Startup Europe, uma iniciativa da Comissão Europeia e da Fundação Finnova, para reconhecer as melhores start-ups europeias no campo social.

Sobre a StartUp Europe

A StartUp Europe é impulsionada pela Comissão Europeia para promover o ecossistema empresarial para empresários de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para que as suas ideias e empresas possam começar a crescer e a afirmar-se na União Europeia. Com esta iniciativa, a Comissão procura responder aos desafios decorrentes da crise pandémica da COVID-19.

Sobre o StartUp Europe Accelerathon (www.acceleratho.eu)

StartUp Europe Accelerathon é um programa de aceleração para projectos inovadores. Promovido pela Fundação Finnova, visa encontrar soluções e financiamento através de um sistema online de inovação aberta que reúne o ecossistema inovador em diferentes sectores. Startup Europe Accelerathon baseia-se na metodologia da hackathon, que visa encontrar soluções inovadoras para os desafios. Para tal, é estabelecida uma metodologia de concurso online com formação, mentores, júri e um prémio «European acceleration ticket» com o objetivo de apresentar o projeto a um programa de financiamento europeu, como o LIFE (2021-2027) com um orçamento de cerca de 2 milhões de euros e com uma duração de 3 a 5 anos. Os desafios seguem as indicações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Sobre o Interreg FIREPOCTEP (www.firepoctep.eu)

Este projeto pretende reforçar os sistemas transfronteiriços de prevenção e extinção de incêndios florestais e melhoria dos recursos para a geração de emprego rural pós Covid-19 (FIREPOCTEP). Posiciona-se no âmbito da quarta convocatória do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP), cofinanciado a 75% pelos Fundos FEDER com um orçamento total de 5,6 milhões de euros. Com uma duração de 3 anos (01/01/2019 a 31/12/2021), o principal objetivo do projeto é a análise do impacto das alterações climáticas no risco de incêndio e seus efeitos no ambiente da Raya (Espanha e Portugal). Para o efeito, serão criadas ferramentas conjuntas para facilitar a gestão do risco no território de cooperação através da capitalização de resultados, conhecimentos e melhores práticas. O FIREPOCTEP não só melhorará a cooperação e coordenação das forças de combate aos incêndios, como também servirá de exemplo de boas práticas centradas na proteção e promoção do ambiente que, por sua vez, permite a criação de emprego e inovação nas zonas rurais através de ações de formação, apoiando a economia local e a conservação da paisagem.

Share Article:

La redacción

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Edit Template

SOBRE NOSOTROS

INFOFLASH is your news website. We provide you with the latest news and videos about Europe, entrepreneurship, Greendeal and Tourism.

POST RECIENTES

  • All Post
  • Ayudas UE
  • Calls
  • Calls Es
  • Continuous Learning
  • Culture
  • Depopulation
  • Digital
  • digitization
  • Economy
  • Energy
  • Environment
  • European Funds
  • European Union
  • Événements
  • Eventos
  • Eventos
  • Events
  • Financial Support
  • General
  • General-en
  • Général-fr
  • General-pt
  • Healthcare
  • Increase
  • Innovation
  • Jeunes
  • Juventud
  • Life
  • News
  • News
  • Notícias
  • Noticias
  • Noticias es
  • ports
  • PYMES
  • Sustainable development
  • technology
  • Tourism
  • Uncategorized
  • Water
  • women
  • Youth
    •   Back
    • Climate Action
    • Forest Fires
    • Biodiversity and Nature
    •   Back
    • Circular Economy
    • Employment
    • Waste reduction
    • Economic regeneration
    • Green jobs
    •   Back
    • COVID-19
    •   Back
    • Cultural Tourism
    • Sustainable Tourism
    •   Back
    • Waste to Energy
    • Energy Efficiency
    •   Back
    • Green jobs
    •   Back
    • Training and education
    •   Back
    • Wastewater