Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

A sétima jornada NEXT LATAM-EU GENERATION cumpre o seu objectivo de tornar visível a cooperação, a solidariedade e a inovação como ferramentas essenciais para a prevenção, redução e gestão de desastres

  • Ao longo do dia ocorreram debates sobre como a inovação permite trabalhar para resolver e gerenciar todos os tipos de desastres naturais e seus impactos.
  • Palestrantes de 9 realidades diferentes participaram desta sétima jornada, entre representantes institucionais, especialistas e empresários.
  • Com os desafios lançados neste evento, o COP26 StartUp Europe Awards da Comissão Europeia será concedido no âmbito da COP26 das Nações Unidas em novembro.

Bruxelas, 15.10.2021

A sétima jornada NEXT LATAM-EU GENERATION «A cooperação UE-LATAM e desastres naturais: prevenção, luta e regeneração», realizada no Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais, destacou a importância da cooperação, solidariedade e inovação para mitigar os efeitos da mudança climática que produzem desastres naturais. O contexto da tragédia de La Palma nas Ilhas Canárias, as mais de 510 mil mortes registradas nos últimos 50 anos devido a desastres naturais ligados às mudanças climáticas na América Latina, bem como as perdas econômicas por terremotos no Haiti ou Chile, e enchentes e secas causadas pelo fenômeno El Niño foram alguns dos desastres expostos durante o evento.

O objectivo desta iniciativa é oferecer soluções sustentáveis e inovadoras para reduzir as catástrofes naturais através da criação de uniões entre os Estados-Membros da UE e a América Latina, bem como desenvolver projetos conjuntos beneficiados pelo financiamento europeu na sequência do fenómeno do vulcão de La Palma, que está a deixar sequelas nestas regiões periféricas, mais vulneráveis e expostas ao impacto das alterações climáticas.

Esta sétima conferência, portanto, contou com palestrantes de 9 países de ambos os lados do Atlântico, que enfatizaram a necessidade de criar técnicas de gestão e medidas urgentes que ajudem a mitigar o impacto das catástrofes naturais. Cada participante, a partir de sua realidade, observou como a integração de projetos inovadores na sociedade pode servir para gerir e coordenar as catástrofes que são mais recorrentes devido à nova realidade climática.

Na abertura do evento, o diretor geral da Fundação Finnova, Juan Manuel Revuelta, insistiu na necessidade de cooperação no campo dos desastres naturais, bem como a sua prevenção e os benefícios da aplicação de soluções disruptivas para a recuperação de espaços afectados, dando como exemplo actual o vulcão de La Palma.

Juan Manuel Revuelta, diretor geral da Fundação Finnova, como moderador do evento.

O primeiro bloco de palestras foi composto por Leda Sánchez Bettucci, presidente do Conselho Executivo de Ceresis: Centro Regional de Sismologia para América do Sul, a qual expôs uma visão geral do panorama sísmico no Uruguai e enfatizou a necessidade de melhorar as infraestruturas e técnicas diante de uma catástrofe natural, e José Luis Rojo Franco, responsável pelos

Programas de Desenvolvimento Produtivo e Ponto Focal Humanitário do Gabinete Técnico de Cooperação da AECID em Porto Príncipe, Haiti. Este realçou a melhoria da resposta humanitária e da preparação local ao terremoto de agosto de 2021, em comparação com 2010, e salientou a necessidade de medidas urgentes; e a preparação e formação a nível local para gerir as ajudas como peças-chave numa efectiva resposta humanitária.

Leda Sánchez Betucci, presidente do Conselho Executivo de Ceresis: Centro Regional de Sismologia para América do Sul (esquerda) e José Luis Rojo Franco, responsável pelos Programas de Desenvolvimento Produtivo e Ponto Focal Humanitário do Gabinete Técnico de Cooperação da AECID em Porto Príncipe, Haiti (direita).

A seguir, participaram no evento diversos especialistas no âmbito como Nora Wolloch, gerente executiva da WSA; João Bosco Coura dos Reis, pesquisador associado ao projeto MAP-Fire; Barbarita Lara Martínez, líder do projeto S!E: Sistema de Informação de Emergência, e Frederico de Moraes Rudorff, coordenador de monitoramento e alerta, que apresentaram diversas plataformas digitais que permitem a gestão de riscos e impactos de, por exemplo, contextos florestais ou inundações, e aplicações que permitem o envio de mensagens de texto sem acesso à Internet ou a redes móveis em caso de catástrofes naturais, em países como o Chile, o Brasil ou a Áustria.

Nora Wolloch, gerente executiva da WSA (esquerda acima); João Bosco Coura dos Reis, pesquisador associado ao projeto MAP-Fire (direita acima); Barbarita Lara Martínez, líder do projeto S!E: Sistema de Informação de Emergencia (esquerda abaixo) e Frederico de Moraes Rudorff, coordenador de monitoramento e alerta (direita abaixo)

Posteriormente, Juan Viesca, diretor de fundos europeus da Fundação Finnova, tomou a palavra e apresentou os programas de cooperação da União Europeia para financiar projetos no âmbito da prevenção de desastres e catástrofes naturais como inundações, incêndios, terramotos, tempestades e secas.

Juan Viesca, diretor de fundos europeus da Fundação Finnova.

A partir do quadro institucional, Christophe Pateron, Chefe Adjunto de Unidade, Gestão de Emergências e Salvamento da Comissão Europeia, Direcção-Geral ECHO, apresentou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil que coordena a resposta da União Europeia no domínio das catástrofes naturais e provocadas pelo homem.

Chefe Adjunto de Unidade, Gestão de Emergências e Salvamento da Comissão Europeia, Direcção-Geral ECHO.

No último bloco do webinar, vários empreendedores mostraram casos de sucesso relacionados com desastres naturais. Nesta parte final participaram Alejandro Correa, responsável de departamento de aplicações à Agricultura no Drone Hopper, que expôs o uso de drones como ferramentas para a extinção de incêndios; Leonardo Melgarejo, diretor geral da CivilSig, um satélite peruano que informa e alerta sobre desastres naturais e indica quais são os lugares seguros nesses casos, e Leonardo Rico, diretor geral da Chuva Sólida, que comentou a criação de um polímero que evita a passagem do fogo no terreno para evitar pôr em risco a vida de bombeiros. Na mesma linha, Héctor Juan, técnico de projetos europeus da Fundação Finnova, explicou a importância do FIREPOCTEP, que visa a adaptação às alterações climáticas através da prevenção e gestão da paisagem exposta a incêndios florestais em zonas rurais transfronteiriças entre Espanha e Portugal.

Alejandro Correa, responsável de departamento de aplicações à Agricultura no Drone Hopper (esquerda acima); Leonardo Melgarejo, diretor geral da Chuva Sólida (direita acima); Leonardo Rico, diretor geral da Chuva Sólida (esquerda abaixo) e Héctor Juan, técnico de projetos europeus da Fundação Finnova (direita abaixo)

Para fechar com chave de ouro e dar continuidade à cooperação e inovação das jornadas NEXT LATAM-EU GENERATION, Juan Manuel Revuelta lançou os 4 desafios dos COP26 Startup Europe Awards em 4 categorias, cujos prêmios serão concedidos nos eventos oficiais COP26 correspondentes, coorganizados pela Fundação Finnova durante o mês de novembro. O primeiro evento e desafio será realizado na sexta-feira, 5 de novembro, em Bruxelas, com a temática central em bioeconomia, expondo como caso de sucesso o projeto Life Ecodigestion 2.0. O segundo evento e desafio será em La Palma, com representantes da América Latina e do Reino Unido no âmbito da economia circular e, especialmente, do setor têxtil e da moda, acompanhado de um caso de sucesso como é o projeto europeu CircularInooBooster e sua aceleradora CirCoAX, no próximo sábado, 6 de novembro. Posteriormente, na segunda-feira, 8 de Novembro, serão atribuídos os prémios às inovações no domínio da prevenção, gestão e redução dos incêndios florestais, a par do projecto Interreg Centro Ibérico para la Investigación y Lucha contra Incendios Forestales (CILIFO). Finalmente, sexta-feira, 12 de Novembro, será atribuído um prémio ao desafio da mobilidade sustentável com o apoio da Câmara Municipal de Málaga.

Desde la Fundación Finnova se hizo mención del congreso Iberoamericano de Empresas Familiares y Pymes del próximo miércoles 20 de octubre en Alcobendas integrado a las sesiones de cooperación de las jornadas NEXT LATAM-EU GENERATION.

A partir disto, a Fundação Finnova fez menção Congresso Iberoamericano de Empresas Familiares e PMEs da próxima quarta-feira, 20 de outubro, em Alcobendas, integrado às sessões de cooperação das jornadas NEXT LATAM-EU GENERATION

Sobre Next LATAM-EU Generation

O projeto que se apresenta com a Next LATAM-EU Generation nasce após a celebração do Congresso Iberoamericano de Empresas Familiares e PMEs,   organizado em janeiro passado, pela Red Business Market. Um Congresso que destacou a necessidade de colaboração transatlântica para enfrentar desafios comuns em ambos os continentes, como a COVID-19. Neste sentido, a partilha de conhecimentos e a criação de sinergias são os pilares fundamentais destas jornadas mensais que abrangem temáticas enquadradas nos desafios ODS das Nações Unidas e promovem a inovação através da metodologia de inovação aberta da Comissão Europeia que implementa Finnova Startup Europe Awards.

Jornadas prévias

O ciclo Next LATAM-EU Generation está dividido em nove eventos em formato virtual que se realizam nas segundas terças-feiras de cada mês relacionados aos desafios ODS das Nações Unidas. Estes dias terminam com a entrega dos prémios StartUp Europe Awards pela Comissão Europeia.

Na primeira jornada, realizada no dia 8 de Março, coincidindo com o Dia Internacional da Mulher, Patricia Llombart, ex-embaixadora da União Europeia na República da Colômbia, Liskel Álvarez, conselheira delegada da Acção Externa do Cabildo de Tenerife e Adriana Vargas, responsável pela Secção de Comércio da Missão da Colômbia junto da União Europeia, entre muitos outros palestrantes, debateram a visão da mulher na cooperação empresarial LATAM-UE, no quadro da inovação e do empreendedorismo.

A segunda jornada, que foi realizada no dia 6 de Abril, intitulada «Desafios e oportunidades para o turismo através da cooperação LATAM-UE no contexto da crise sanitária COVID-19» e que foi celebrada por ocasião do Dia Mundial da Saúde, versou os desafios que o sector do turismo enfrenta actualmente e a forma de os afrontar. Para esta ocasião contou-se com a participação de Manuel Vegas, presidente da Associação de Diretores de Hotéis (AEDH), Antonio López de Ávila, Cofundador e CEO da Tourism Data Driven Solutions (TDDS), e Irene Sánchez, Business Creation manager na EIT Health Spain, entre outros. 

A terceira, celebrada no dia 11 de maio por ocasião do Dia Mundial da Reciclagem, intitulou-se: «Desafios da economia circular na cooperação LATAM-UE como modelo de produção e consumo para a sustentabilidade», e contou com a presença de Isabel Silva Souza, Embaixadora do Pacto para o Clima da Comissão Europeia, Álvaro Hernández, Presidente do Conselho Directivo de Inboplast, Sharam Yalda, sócio da CirCoAX e fundador da HumanNation, Alonso Salguero, CEO da  GTA Ingeniería y Madioambiente e Giuseppe Liberati, diretor executivo da Bridging Value, entre outros.

O quarto webinar do ciclo Next LATAM-EU Generation, «Empreendedorismo e água: Motor de recuperação econômica e desenvolvimento social das regiões e municípios», que foi realizado na terça-feira, 13 de Julho, durante a celebração do Dia Mundial da População e do Dia Mundial dos Oceanos, contou com a presença de Rafael Herdeiro, Policy Advisor em EurEau secretariat (Bruxelas), Javier Vázquez Osso, Conselheiro Delegado EMALGESA e Tenente da Câmara Municipal de Algeciras, Luis Lehmann, especialista internacional em economia circular, Juan Carlos Gázquez, Diretor Cajamar Innova – Incubadora de Empresas de Alta Tecnología en Agua en Fundación Cajamar, Josu Gómez Barrutia, CEO da Red Business Market, e Adrián Nadal, CEO da Bioferric Ink, entre muitos outros.

Na terça-feira, 10 de agosto, foi realizada a quinta jornada promovida dentro das sessões da NEXT LATAM – EU Generation, que contou com a participação honorária do Exmo. Sr. Dario Chiru, embaixador do Panamá na Bélgica. O evento intitulado «Oportunidades de formação e mobilidade para jovens profissionais e empresários» foi realizado por ocasião do Dia Mundial da Juventude, por parte da Fundação Finnova e y Startup Europe Awards em colaboração com a Rede Business Market e o Congresso Iberoamericano de Empresas Familiares e PMEs. A finalidade era reduzir-se à oferta de oportunidades de formação no âmbito da UE, promover a mobilidade transnacional e melhorar o nível de empregabilidade dos jovens

No dia dia 21 de Setembro, realizou-se o sexto evento enquadrado dentro das propostas previstas para a NEXT LATAM-EU Generation. Nesta ocasião, falou-se sobre o desenvolvimento sustentável e economia circular focado a profissionais do setor turístico nos países da América Latina (LATAM) e os países que formam a União Europeia, contando com a participação de Natalia Bayona, diretora de inovação, educação e investimento da Organização Mundial do Turismo. Durante estas jornadas foi possível colocar em evidência a importância do turismo na economia nacional e internacional e gerar sinergias ou projetos comuns entre os dois espaços.

Sobre a Fundação Finnova 

A Finnova é uma fundação que trabalha para a promoção e o desenvolvimento da inovação e do espírito empresarial a nível da UE. Com sede em Bruxelas, opera através de parcerias e associações em todos os países da União Europeia. A experiência da Finnova na condução de atividades de comunicação e difusão de projetos europeus é combinada com uma sólida experiência comprovada na criação de empresas e programas de apoio empresarial, como aceleradoras, incubadoras e seleção e adjudicação de eventos cerimoniais.

www.finnova.eu  

Share Article:

La redacción

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Edit Template

SOBRE NOSOTROS

INFOFLASH is your news website. We provide you with the latest news and videos about Europe, entrepreneurship, Greendeal and Tourism.

POST RECIENTES

  • All Post
  • Ayudas UE
  • Calls
  • Calls Es
  • Continuous Learning
  • Culture
  • Depopulation
  • Digital
  • digitization
  • Economy
  • Energy
  • Environment
  • European Funds
  • European Union
  • Événements
  • Eventos
  • Eventos
  • Events
  • Financial Support
  • General
  • General-en
  • Général-fr
  • General-pt
  • Healthcare
  • Increase
  • Innovation
  • Jeunes
  • Juventud
  • Life
  • News
  • News
  • Notícias
  • Noticias
  • Noticias es
  • ports
  • PYMES
  • Sustainable development
  • technology
  • Tourism
  • Uncategorized
  • Water
  • women
  • Youth
    •   Back
    • Climate Action
    • Forest Fires
    • Biodiversity and Nature
    •   Back
    • Circular Economy
    • Employment
    • Waste reduction
    • Economic regeneration
    • Green jobs
    •   Back
    • COVID-19
    •   Back
    • Cultural Tourism
    • Sustainable Tourism
    •   Back
    • Waste to Energy
    • Energy Efficiency
    •   Back
    • Green jobs
    •   Back
    • Training and education
    •   Back
    • Wastewater